A Química da cozinha!!

Preparar um prato com um delicioso cardápio é pura química, pois os alimentos passam por diversas transformações químicas até serem saboreados!

Prazo de validade
Todo alimento é perecível e possui um prazo de validade, e isso depende de vários fatores como as propriedades organolépticas do produto, a temperatura em que ele está, entre outros. Observamos por meio do seu sabor, textura, aparência e odor. Por isso que o seu preparo precisa ser padronizado.
Com a tecnologia conseguimos preservar os alimentos por muito mais tempo, por meio do congelamento, liofilização, entre outros.

E o glúten?
É uma proteína encontrada no trigo, cevada, malte, centeio, aveia e seus derivados. Ele ajuda no crescimento de massas, funcionando como uma rede para que os gases produzidos durante a fermentação fiquem presos na massa, garantindo seu formato e maciez.

Adoçantes naturais e artificiais
Os adoçantes naturais são extraídos de plantas, como beterraba, frutas, etc. Podem ser a frutose, sorbitol, etc. Já os artificiais são produzidos pela industria, alguns são considerados nocivos à saúde  quando consumidos por muito tempo, como a sacarina, ciclamato, aspartame, etc.
Os diferentes tipos de adoçantes podem apresentar variações no alimento, devido sua quantidade utilizada. Um exemplo é a sacarose, que carameliza o alimento, influenciando a sua consistência, sabor, aroma e coloração.

Porque os alimentos fritos são mais gostosos?
Quando se frita um alimento, a concentração do sabor ocorre devido a evaporação da água.
Ao entrar em contato com o óleo quente, a temperatura da superfície do alimento se eleva muito rápido, secando-o. Ao assar o alimento, isso também acontece, porém o choque é mais rápido na fritura e consequentemente a umidade interna é preservada parcialmente, permitindo a crocancia externa e a maciez no interior, devido a uma parte desse óleo ficar no alimento.



Comentários